- Nova York – 6 dias
- Rio a pé – Copacabana
- Dicas imperdíveis para Lisboa em 4 dias
- O que fazer no Rio de Janeiro
- Fortaleza: Saiba o que visitar em 4 dias.
- Conheça Salvador em 4 dias
- Final de semana em São Paulo: dicas essenciais para quem visita a cidade pela primeira vez
- 3 dias em Porto
- 10 dias em Lisboa, Madri e Paris
- 5 dias em Berlim
- 4 dias na Cidade do Cabo
- Atenas em 4 dias
- Florença em 3 dias
Atenas em 4 dias
Atenas é a capital da Grécia, o país considerado o berço da civilização ocidental, onde nasceu a Filosofia, Literatura, Mitologia, Ciência, Política, Democracia, os Jogos Olímpicos, entre outras coisas. Apesar de ser uma cidade com mais de 3 mil anos de existência, o antigo e o moderno se encontram lado a lado unidos em uma bela paisagem. Confira este roteiro de 4 dias com ótimas dicas e os lugares imperdíveis para conhecer nessa charmosa cidade.
|
Dia 1
Logo cedo comece o roteiro visitando a principal atração de Atenas: Acrópole de Atenas, que fica numa colina a 150 metros de altitude e data por volta de 450 a.C. Entre as construções mais visitadas estão o Partenon, o templo principal de Atenas, dedicado à deusa padroeira da cidade, e o Erechtheion, o templo que tem as famosas Cariátides, colunas em formato de estátuas femininas. A dica é adquirir o ingresso para a Acrópole que custa 20 euros e dá direito a visitar também a Ágora, o Teatro de Dionísio, a parte Norte da encosta da Acrópole, Ágora Romana, Kerameikos, Templo de Zeus Olímpico e a Biblioteca de Adriano. O ingresso é válido por 5 dias, então se você estiver muito cansado no primeiro dia poderá visitar alguns destes lugares em outro dia sem pressa. Depois de conhecer a Acrópole, siga para o Teatro de Dionísio, que é o mais antigo do mundo e berço da dramaturgia ocidental. A próxima parada imperdível é o Museu da Acrópole. Nesse museu estão expostos várias peças, esculturas e artefatos recuperados e restaurados, além de explicações, modelos e filmes que contam mais sobre a história e a arte por trás dos monumentos. De lá, siga para o Templo de Zeus Olímpico, que é um dos maiores templos dedicados à Zeus. A construção começou em 512 a.C, mas só foi completada mais de 600 anos depois pelo Imperador romano Adriano. O Arco de Adriano, que fica do lado de fora do complexo do templo, foi construído por volta de 130d.C, em homenagem ao imperador. À noite vá conhecer o bairro Monastiraki, conhecido pela vibrante vida noturna e pelos vários restaurantes que servem comida de qualidade com bons preços.
Dia 2
No segundo dia em Atenas comece passeando na Ágora de Atenas, que fica do lado da Acrópole e era um dos espaços mais importantes da cidade na antiguidade. Era ali que ficavam importantes prédios públicos e onde aconteciam muitas atividades comercias e sociais. Entre as ruínas se destaca o maravilhoso Templo de Hefesto, o templo grego antigo mais bem preservado do mundo, que conserva as colunas e o teto originais. Do lado da antiga Ágora se encontra a Ágora Romana, que foi construída entre 19 e 11 a.C, com doações dos imperadores Júlio Cesar e Augusto. Mais tarde, devido às invasões de inimigos, ela substituiu a antiga Ágora como centro administrativo e comercial. Na parte da tarde a dica é conhecer o bairro Psirri. Para chegar até lá, pegue a Rua Ermou, famosa por suas lojas além de ter várias padarias e alguns restaurantes. Se você gosta de fazer compras, este é definitivamente um dos lugares para ir. Chegando em Psirri, aproveite e desfrute um dos lugares mais aconchegante de Atenas, principalmente a noite, quando as luzinhas coloridas das tavernas acendem e a música grega ao vivo ecoa por todo o bairro.
Dia 3
A manhã do terceiro dia sugerimos dedicar ao Museu Nacional de Arqueologia. É uma boa pedida para quem quer saber ainda mais sobre a civilização grega. De lá, caminhe para o Kolonaki, bairro mais chique de Atenas. Ali fica o Monte Licabeto, o ponto mais alto da cidade que oferece uma vista espetacular. Lá de cima dá para ver toda a cidade incluindo o mar Egeu ao fundo. Simplesmente imperdível! Perto do Monte Licabeto você encontra o Museu Benaki, que tem exposições de arte, história, etnologia e arqueologia grega. O acervo do museu é impressionante e vale a pena a visita. A tarde vá ver o Estádio Panathinaikos, um dos mais antigos estádios do mundo, que em 1896 sediou as primeiras Olimpíadas modernas. Não deixe de alugar o áudio guia que explica todos os cantos do estádio em detalhes. Para fechar o dia com chave de ouro, passe a noite no Plaka, provavelmente o bairro mais turístico de Atenas. Por ali, há diversas lojinhas encantadoras e restaurantes que servem comidas e bebidas típicas.
Dia 4
No último dia na cidade, conheça a principal praça de Atenas, onde fica o Parlamento Grego, Praça Syntagma. Aqui vale a pena dar uma olhada na troca da guarda, que são chamados de Evzones e usam uma roupa grega típica. Do lado da praça fica o Jardim Nacional, um oásis dentro da capital. É um lugar muito agradável, com muitas árvores e pequenos lagos artificiais com peixes coloridos. Ótima atração para finalizar a viagem!
|
Este post foi publicada em Planos de viagem