- Nova York – 6 dias
- Rio a pé – Copacabana
- Dicas imperdíveis para Lisboa em 4 dias
- O que fazer no Rio de Janeiro
- Fortaleza: Saiba o que visitar em 4 dias.
- Conheça Salvador em 4 dias
- Final de semana em São Paulo: dicas essenciais para quem visita a cidade pela primeira vez
- 3 dias em Porto
- 10 dias em Lisboa, Madri e Paris
- 5 dias em Berlim
- 4 dias na Cidade do Cabo
- Atenas em 4 dias
- Florença em 3 dias
5 dias em Berlim
Berlim, a capital da Alemanha, respira história e cultura. Esta cidade limpa e organizada é perfeita para roteiros a pé, ou mesmo para quem gosta de andar de bicicleta. Confira o roteiro de 5 dias em Berlim, que elaboramos para você conhecer as principais atrações dessa cidade histórica e moderna ao mesmo tempo.
|
Dia 1
Uma ótima maneira de começar bem o passeio em Berlim é visitando a Ilha dos Museus, essa área é considerada patrimônio cultural mundial pela UNESCO e abriga 5 grandes museus. Entre eles, o mais conhecido e visitado é o Museu Pergamon, com uma enorme e fantástica coleção de peças e obras de arte, é um museu imperdível para se conhecer durante sua visita à cidade. De lá, siga para conhecer o Palácio do Reichstag, que abriga o parlamento alemão. O prédio tem dimensões monumentais, além de ser muito bonito e ter uma rica história. A cúpula e o terraço do prédio são abertos à visitação, mas devido a grande procura, é necessário reservar o tour guiado no parlamento + cúpula com bastante antecedência pelo site. Ali próximo está localizado outro ponto turístico imperdível de Berlim – o Portão de Brandemburgo. Localizado no centro da Pariser Platz, esse monumento é o principal símbolo de Berlim. Erguido entre 1789 e 1791, o portão foi palco de importantes acontecimentos ao longo da história alemã. Na parte da tarde, a dica é visitar Filmmuseum, muito indicado para quem gosta de cinema, é uma experiência única. Quem gosta de história, não deve deixar de visitar a Topografia do Terror, uma espécie de museu localizado na antiga sede da Gestapo, a polícia secreta nazista. O acervo do museu conta toda a história do período nazista com muitos detalhes e fotos.
Dia 2
O roteiro do segundo dia começa pela Berliner Dom, uma imponente e maravilhosa catedral. Assim como a maioria dos monumentos de Berlim, foi bombardeada durante a guerra e depois reconstruída conforme o projeto original. Vale a pena encarar as escadas para curtir a vista do alto da torre que é super bonita! Em frente a catedral fica uma praça gramada com uma fonte, durante o verão fica cheia de gente aproveitando o sol e tirando fotos. Muito próximo dali ficam outros museus importantes que merecem uma visita: o Museu Altes, seu acervo relacionado a artefatos da história antiga e do Antigo Egito é incrível! O outro é o Museu Bode, com uma enorme coleção com ênfase no Império Bizantino. A próxima parada é a Torre de televisão de Berlim, que foi inaugurada em 1969 e é o ponto mais alto da cidade, com 365 metros de altura possui um deck panorâmico de onde é possível ver Berlim por completo. Se quiser, conheça o restaurante e bar giratório da Torre, cuja volta demora cerca de 20 minutos. À noite, para terminar o dia, vá passear na Alexanderplatz, esta praça é um dos locais mais vibrantes de Berlim, é muito agitada, tem feira ao ar livre, lojas de departamentos e muito mais!
Dia 3
Sugerimos começar o dia visitando a região oriental da cidade, onde está a East Side Gallery. Esta galeria a céu aberto é uma parte do Muro de Berlim que foi mantida e hoje é usada como tela para manifestações artísticas. Com 1,3km, é a galeria de pintura mais longa do mundo. Caminhando ou de bicicleta aproveite para conhecer ali perto uma das pontes mais bonitas de Berlim, a Oberbaumbrücke. Depois continue o passeio pela grande avenida arborizada com vários prédios históricos, lojas, bares e restaurantes, chamada Unter den Linden. Próximo desta avenida está localizada a Gendarmenmarkt, uma das praças mais bonitas de Berlim, com seus edifícios históricos que rendem belas fotos. No final do dia, vale a pena conhecer o Checkpoint Charlie, que era o posto de passagem que permitia apenas que ocidentais pudessem ir da Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental. Hoje em dia, esse lugar é uma das atrações turísticas mais visitadas de Berlim. No Checkpoint Charlie BlackBox você encontra diversos painéis explicativos, com muitos mapas e fotos, além de um pedaço original do Muro de Berlim. Os interessados em história vão apreciar o lugar!
Dia 4
Comece o quarto dia visitando o Memorial do Muro de Berlim, ele se estende entre a Brunnenstrasse até a Gartenstrasse. O Muro de Berlim dividia a cidade em zonas Ocidental e Oriental e isso era o símbolo da divisão do mundo no bloco capitalista e bloco socialista, respectivamente. Além disso, ainda tem museu Berlim Wall Memorial, que vale muito a pena conhecer. O próximo ponto turístico a não perder é a Potsdamer Platz, essa praça foi totalmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial e durante o período de existência do Muro de Berlim ficou completamente abandonada. Hoje em dia, é o coração e principal símbolo da Berlim moderna. Nessa praça localiza-se o Sony Center, um moderno complexo de edifícios comerciais, repleto de restaurantes, cinemas, lojas e coberto com uma cúpula, que foi adicionada no ano 2000 e dá ao lugar um aspecto ainda mais futurista. Essa região é legal para almoçar, aproveitar e fazer algumas compras. Vale a pena conhecer! Para finalizar o dia, sugerimos ver uma apresentação na Filarmônica de Berlim, uma das casas de concertos mais importantes da Alemanha, e apreciar a acústica e a decoração interna e externa super moderna do lugar.
Dia 5
O último dia do passeio na cidade recomendamos dedicar ao Tiergarten, o principal parque da cidade, onde vale a pena dar uma boa caminhada pela grande area verde. No centro do parque, fica a Coluna da Vitória e o Carillon, uma enorme torre que símboliza a comemoração dos 750 anos de Berlim. Saindo do Parque, vale a pena dar uma passada no Museu Alemão de Tecnologia, este museu é simplesmente fascinante, são inúmeras atrações, algumas interativas, girando em torno de muitas tecnologias. Muito recomendado para crianças e adultos!
|
- Alemanha
- Berlim
- Berliner Dom
- East Side Gallery
- eurotrip
- Ilha dos Museus
- Pergamonmuseum
- plano de viagem
- Reichtag
- roteiro
- Tiergarten
- viagem
- viagem europa